domingo, 31 de agosto de 2014

BRIDA


Leitores assíduos do blog sabem que não morro de amores pelo Paulo Coelho (1947), um escritor de sucesso com fãs no mundo inteiro, também sabem que já li grande parte da sua obra e que, na minha mais modesta opinião, seus livros atuais estão longe daqueles escritos na origem de sua vertente como escritor, estão rasas e repetitivas. Sou apenas mais um leitor que tem o poder de gostar ou não de um livro e, no meu caso, escrever aqui no blog minha opinião. Leitores podem “pegar pra si” o que escrevo, ou podem dar um “Control-Alt-Del” nos meus escritos e joga-los fora.

Tenho visto as estantes das livrarias repletas de livros juvenis sobre mitologia, magos, bruxas, castas, e fico me perguntando se os jovens de hoje tem o embasamento necessário para entender de tão vastos e complexos assuntos. Ainda pretendo ler todos, um dia, se conseguir viver até os duzentos anos. Hoje fui buscar justamente na literatura do Paulo Coelho um livro bem bacana que nos conta sobre o ritual de passagem de Brida O’Fern, uma jovem de 21 anos que tem seu destino traçado pela Tradição da Lua e se tornará uma das mais jovens Mestras da Tradição das Feiticeiras.

História real ou não? Paulo Coelho jura que sim, faz alguns alertas sobre os rituais que ele descreve no livro informando que fazê-los sem orientação específica é perigoso, desnecessário e desaconselhável.  Quase como dizer a uma criança; “Não ande por aí” despertando a curiosidade e a rebeldia do “Porque?”.

Também em tom de alerta Paulo define os seres humanos entre aqueles que constroem e aqueles que plantam. Põe os construtores como responsáveis por obras finitas, aquelas que fazem seus idealizadores desnecessários após a conclusão. Enclausurados e limitados perdem o sentido da vida. Já os que plantam enfrentam o sofrimento, as intempéries e nunca descansam porque seu jardim jamais cessará de crescer tornando sua vida uma aventura infinita.

Brida não é um livro fácil, mas se você embarcar na aventura da construção sem perder de vista o seu jardim será agraciado com exemplos para sua vida. Quais? Você só saberá lendo.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Entrada garagem Salvador Shopping
Data: 30/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário