domingo, 29 de setembro de 2013

OS ESTUPRADORES


Quando ganhei esse livro em 1993 me assustei com o título ‘Os Estupradores’ e na capa havia uma foto de uma mulher nua tomando banho com o blindex meio embaçado numa inspiração grotesca da cena do filme Psicose de Alfred Hitchcock. Na edição não havia sinopse e eu ainda não tinha internet em casa para pesquisar a respeito. O que salvou o livro do ostracismo da minha estante foi o fato de já ter lido outras obras do autor, Harold Robbins (1916-1997), como por exemplo: Ninguém é de Ninguém, Os Herdeiros e Os Sonhos Morrem Primeiro.

Pensei: Por que será que a editora Record traduziu o título original The Piranhas, que já é estranho, para uma coisa tão bizarra?

Os temas mais constantes nas obras de Hobbins são: ambição, poder, dinheiro, crime organizado e sexo, em todas as suas variantes, aliados à descrição de lugares fantásticos e os personagens ricos, muito ricos.

O livro conta a história de Jed Stevens, um homem rico, astuto, sedutor, cobiçado por muitas mulheres, sua carreira e fortuna vem do show business, aviação e transações milionárias em Wall Street, sem esquecer, é claro, da ligação familiar com a Máfia cujo tio é um poderoso chefão. Em determinado momento Jed é chamado pelo tio e tem que decidir entre o império que construiu e aquele a quem deve “lealdade familiar”.

O livro até empolga em vários momentos e revela-se uma boa distração, mas a resposta sobre o porquê do título eu não encontrei até hoje.

Cidade do abandono: Rio de Janeiro/RJ
Local: Banco traseiro do taxi Aeroporto Galeão
Data: 21/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário