domingo, 1 de setembro de 2013

ONZE MINUTOS


O escritor Paulo Coelho (1947) desperta sentimentos ambíguos nos leitores, alguns são fãs ardorosos enquanto outros são críticos ferozes, o fato é que Paulo segue produzindo livros que se tornam best sellers pela quantidade de vendas e nem sempre pela qualidade do que está escrito. Mas quem sou eu para julgar, apenas sigo lendo e me dou o direito de gostar ou não.

Em Onze Minutos o autor aventura-se pelo tema sexo e conta a história de Maria, o livro começa em tom farsesco com a frase “Era uma vez uma prostituta chamada Maria”, de cara tenta conquistar a cumplicidade do leitor explicando a frase que tem o cunho das histórias infantis com o “Era uma vez...” e em seguida coloca a adequação “prostituta”, que nada tem de infantil, e justifica... “Como posso escrever um livro com esta aparente contradição inicial? Mas, enfim, como a cada instante de nossas vidas teremos um pé no conto de fadas e o outro no abismo, vamos manter este início.”

O leitor então conhecerá Maria, uma jovem decepcionada com o amor aventurando-se no mundo desconhecido das relações sexuais como se fosse um conto de fadas, entre aspas, moderno. E nada mais clichê do que a história de uma mulher que amarga um sofrimento e encontra na relação com um homem algumas respostas para perguntas muito profundas na busca de si mesma.

Tenho amigos que leram o livro e embarcaram perfeitamente no tal conto de fadas. Eu sou canceriano com sol em câncer, ascendente peixes e lua novamente em câncer, e para os que entendem dessa conjunção astrológica sabem que ela poderia fazer de mim um romântico incurável. Entretanto confesso que meu lado peixes me deixa muito cético em relação a histórias mal contadas.

Essa é apenas uma opinião. A leitura, assim como a música, o teatro, a dança, a pintura, as artes em geral, tem o dom de poder tocar as pessoas de diferentes formas, e aí escrevo parodiando os clichês de Paulo Coelho, o que seria do rosa se todos só gostassem do azul?

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Salvador Shopping - Escada G1 Sul
Data: 06/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário