domingo, 25 de agosto de 2013

LIVRO DE HISTÓRIAS


Cumprindo outra promessa que fiz, decidi vasculhar minha estante para abandonar um livro de contos. Mas como não queira um livro qualquer fui buscar na obra de João Ubaldo Ribeiro (1941) um livro quase esquecido que nem consta em algumas cronologias escritas por aí sobre o autor.

É uma obra bem divertida com 15 contos, ou histórias como o João Ubaldo gosta de referir-se, na qual podemos decidir a ordem de leitura sem que isso venha a prejudicar o entendimento uma vez que não há relação entre elas, a não ser, claro, o estilo arrebatador e único do autor que vocês já conferiram aqui em dois post: A Casa dos Budas Ditosos e Sargento Getúlio.

A obra que pretendo abandonar está na versão original publicada em 1981 na edição com capa dura do Círculo do Livro. Dez anos depois ganhou uma nova edição com o título “Já Podeis da Pátria Filhos e Outras Histórias” que inclui mais dois contos “Patrocinando Arte” e “O Estouro da Boiada”.

Em todas as histórias somos inebriados pelo poder narrativo do autor e tocados pelo despojamento, magia e a profundidade dos personagens. Nas linhas escritas desfilam venturas e desventuras, cômicas e tragicômicas, sem encobrir a sabedoria e a coragem com que o povo da ilha de Itaparica e do sertão baiano enfrenta os desafios e as dores da vida.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Salvador Shopping - Louge Loja Granado
Data: 06/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário