domingo, 20 de janeiro de 2013

AMORES POSSÍVEIS


Este livro é um roteiro de cinema escrito pelo Paulo Halm com base no argumento pensado pela Sandra Werneck. É um caso raro de filme que virou livro em função do roteiro tão bem escrito e muito bem transportado para a tela do cinema. Vi o filme pela primeira vez em 2001, ano em que foi lançado, gostei tanto que acabei revendo mais algumas vezes e toda vez que passa no Canal Brasil sou fisgado e não consigo mais mudar de canal. No ano seguinte numa das minhas visitas à FNAC de Pinheiros, em São Paulo, uma verdadeira Disneylândia para aficionados em livros como eu, descobri fuçando as estantes que o roteiro do filme tinha virado livro e o melhor, lindamente encadernado.

Acho genial o argumento do filme/livro, recentemente andei pensando muito no assunto e até comentei sobre isso com minha amiga Cybelle, em um dos nossos almoços durante a semana. O que poderia ter acontecido em nossas vidas caso não tivéssemos tomado tal decisão, ou conhecido tal pessoa, ou feito tal viagem? Parece intrincado ou papo de bêbado, mas, as vésperas de completar 50 anos, já me peguei pensando em diversas situações da minha vida que poderiam ter tomado um caminho completamente diferente. Se pudéssemos ter a opção de viver novamente, você, caro leitor, mudaria alguma coisa ou deixava rolar?

O release da obra diz o seguinte: Carlos espera Julia na porta do cinema durante uma tempestade mas ela não aparece. E se ela tivesse ido? Tudo poderia ser diferente? Então somos apresentados a três possibilidades na vida de Carlos e Julia quinze anos depois, o que poderia ter sido e não foi, as formas de amor que o destino nos presenteia e o que ainda está por vir na vida desse casal.

A leitura é rápida, são 137 páginas, mas tenho certeza que serão noites inteiras de questionamentos, e um ótimo assunto para render uma noitada com amigos e/ou amores.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Sala de Arte Cinema da Ufba - Pátio externo
Data: 03/02/2013

2 comentários:

  1. Odi amigo, já tinha visto o filme e estou revendo hoje (peguei em andamento). Fui pesquisar um pouco e vim parar no seu blog. Ótima coincidência.
    O tema é ótimo mesmo e rende uma discussão calorosa.
    Não sabia que havia o livro. Realmente um caso raro de filme virar livro. Tem tudo para ser uma ótima leitura.
    Grande abraço, Layzer!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo amigo, esse filme/livro já rendeu ótimas e calorosas conversas, principalmente no contraponto que o personagem Julia (Carolina Ferraz) se transforma, três mulheres completamente diferentes a partir de uma tomada de decisão. Somos todos responsáveis pelas nossas escolhas.
    Abração e obrigado por visitar o blog.

    ResponderExcluir