quarta-feira, 30 de março de 2011

A ARTE DE AMAR


Confesso que não gosto de livros que nos ensina a viver, na minha modestíssima opinião, a vida é única e para cada ser humano ela vem de forma diferente, portanto, a meu ver, receitas de bolo para agir dessa ou daquela maneira, pensar dessa ou daquela forma, comigo não cola, acho chato e não perco meu tempo.
Em 2000, logo depois da emblemática virada do ano, digo emblemática porque quando eu era pequeno pensava que os anos 2000 não chegariam nunca, fui a um evento na Livraria Martins Fontes em São Paulo e ganhei o livro que agora abandono. É um livro que fala sobre amor, o título assusta, eu então, que passava na época por uma fase de desamor e desacreditado do tema, levei quase um ano com ele na estante até que um dia resolvi ler algo sobre quem o escreveu. Descobri que Erich Fromm é Dr. Erich Fromm (1900-1980), psicanalista, filósofo e sociólogo. Fiquei curioso para saber o que um alemão pensava sobre o amor em 1956, ano da publicação do ensaio, e engatei a leitura página por página, tópico por tópico.
O livro explora as maneiras pelas quais essa extraordinária emoção pode alterar todo o curso de nossa vida. A maioria das pessoas não consegue desenvolver sua capacidade de amar no único nível que realmente importa - um amor constituído por maturidade, autoconhecimento e coragem. O aprendizado do amor, como o de todas as outras artes, exige prática e concentração. E, mais do que qualquer outra arte, exige insight e compreensão. E há a abordagem sob todos os seus aspectos, não apenas o amor romântico, tão cercado de conceitos, literatura, filmes, músicas e publicidade contemporânea, mas também o amor dos pais pelos filhos, entre irmãos, o amor erótico, o amor-próprio e o amor por Deus, ou o seu Deus, ou a forma de energia que nos impregna quando estamos em estado de graça, ou cogitamos compreender o Universo.
Não é livro para chorar ou para deprimir, é livro para se perceber humano e achar o seu ponto de vista.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Ponto de Ônibus - Quartel de Amaralina
Data: 24/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário