segunda-feira, 28 de março de 2011

O CHEFÃO

A edição do livro que tenho é de 1981, embora o original tenha sido lançado em 1969, isso para vocês terem uma idéia do sucesso alcançado pelo livro, que também foi adaptado para o cinema e ainda rendeu boas continuações lançadas posteriormente também em livro, feito raro até para os dias de hoje.
O autor, Mario Puzo (1920-1999), já havia escrito vários romances que, apesar de bem recebidos pela crítica, passaram despercebidos pelo público. Até que recebeu uma proposta irrecusável; cinco mil dólares de adiantamento para escrever um livro sobre um assunto que ouvira falar nos tempos de jornalista, a Máfia. O resultado foi The Godfather e uma vida nova para Puzo, alçado imediatamente para a categoria de celebridade literária.
O chefão é D. Vito Corleone e a história transcorre no período de 1945-1955 com lembranças e reminiscências da infância do personagem principal que datam de 1901. Centrada na ascensão do imigrante pobre até transformar-se no poderoso líder de uma das famílias mafiosas que partilhavam o poder no submundo de Nova York. Para quem já viu o filme o livro complementa e muito o entendimento da intrincada família Corleone, pode-se compreender mais sobre o processo de hierarquia e o porque da violência ser o fator preponderante na briga pelos melhores negócios. Contrariando indicações anteriores hoje eu recomendo que se veja o filme primeiro antes de ler O Chefão, ter em mente a imagem do Marlon Brando, em uma atuação impecável que lhe valeu o Oscar de Melhor Ator em 1973, pode tornar mais aprazível a degustação de tanto sangue. Em alguns momentos você tem a impressão de que o livro vai pingar em você tamanha a crueldade das descrições.
Mas vale a pena, acredite, é um clássico.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Rua da Fonte do Boi - Rio Vermelho
Data: 24/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário