domingo, 20 de março de 2011

O VERÃO E AS MULHERES


O verão acabou ontem, dia de muita chuva em Salvador, e eu, que estive possuído por uma gripe pós carnaval, e ainda amargo alguns resquícios da maldita, fiquei sem escrever por alguns dias. Na verdade a gripe me deixou sem inspiração. Mas eis que, neste primeiro dia de outono surge um lindo dia de sol, com aquela brisa marinha que só os moradores de Salvador conseguem desfrutar, e isso me animou. Finais de semana ensolarados me deixam bem mais feliz.
Lembro que comecei o verão indicando um livro do Rubem Fonseca, 200 Crônicas Escolhidas, e pretendo termina-lo com a indicação de mais um livro desse autor fantástico. Não sei se por causa da gripe, cujo mau humor me assolou nos últimos 10 dias, a falta de concentração fez com que eu me refugiasse em leituras mais rápidas.
Em O Verão e as Mulheres Rubem Braga seleciona suas crônicas publicadas entre 1953 e 1955 no jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro e em outros periódicos. Na verdade, este livro é a quarta edição de A Cidade e a Roça. Em 1985 o autor, como ele mesmo revela em nota no livro, tem a coragem de mudar o título, que, segundo ele, “era muito ruim”, alem de lembrar muito As Cidades e as Serras de Eça de Queiroz. Rubem disse ao editor que não agüentava mais aquele título frio que em má hora escolhera. De resto nada foi mudado.
No livro contamos com a presença de Joaquina, a “que fazia olhos azuis”, e algumas crônicas que já foram transcritas em um sem número de antologias escolares e livros de leitura como: O Cajueiro e Homem no Mar. Outras são cortes na intimidade da vida brasileira como O Homem dos Burros, Caçada de Paca, Buchada de Carneiro, O Lavrador e Recado ao Senhor 903. São páginas de lirismo e humor completamente diferentes do que lemos atualmente, basta um pouco de sensibilidade para apreciar.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Ponto de Ônibus - Em frente a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. - Rio Vermelho
Data: 24/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário