sábado, 1 de janeiro de 2011

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO


Escrito em 1932, e lançado no Brasil pela Editora Globo em 1941, este livro é uma antevisão de um futuro no qual o domínio quase integral das técnicas e do saber científico produz uma sociedade totalitária e desumanizada. Esta ficção científica surpreende pela clareza do texto, pela lucidez do autor e pela atualidade das questões levantadas. Se, naquela época, a profecia parecia fantástica pela criação de um mundo onde bebês seriam gerados em tubos de ensaio e a felicidade poderia ser produzida quimicamente, no primeiro dia de 2011 isso nos parece quase banal.
Em Admirável Mundo Novo o cérebro privilegiado de Aldous Huxley (1894-1963) e sua viva imaginação descrevem, num misto de fantasia e sátira, uma sociedade futura de tipo totalitário. A visão de um futuro surpreendente e ameaçador, onde a aspiração de simplificar e estabilizar um mundo novo, os cultos à máquina e à racionalização criam uma humanidade que não conhece o esforço e nem a dor, mas que suprime também o amor, as emoções, a arte e até mesmo a liberdade.
A idéia simplista de progresso, alicerçado apenas na técnica, o materialismo mecanicista e certas ideologias filiadas numa filosofia de inspiração pragmática tornam Admirável Mundo Novo um aviso, um apelo à consciência dos homens. É uma denúncia do perigo que ameaça a humanidade, se a tempo não fechar os ouvidos ao canto da sereia do falso progresso.
Conta a lenda que esta obra quase profética viria influenciar George Orwell ao escrever o best seller 1984. A morte desse grande visionário ensaísta foi ofuscada na mídia em função do assassinato do John F. Kennedy, acontecido no mesmo dia.
Nesta edição que abandono contém um prefácio do autor, datado de 1966, em que Huxley analisa sua posição como escritor amadurecido frente ao jovem de 1931, reafirma suas convicções de homem de espírito livre e condena todas as ideologias que tentam conduzir o homem a padronização. Nada como ter um bom livro pragmático às mãos para começar o ano com novos pensamentos.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Ponto de Ônibus - Hospital da Bahia
Data: 20/03/2011

3 comentários:

  1. Tenho a edição do Círculo do Livro e acreditas que até hoje ainda não li??
    Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é ótimo !
    Parabéns pelo blog e pela atitude !
    Feliz 2011 !

    ResponderExcluir
  3. Roberto, sei que agora você não vai ter cabeça pra ler esse livro, quem sabe depois da estreia!

    Fernando, valeu a visita. Um 2011 cheio de novas receitas.

    ResponderExcluir