domingo, 7 de novembro de 2010

OS SOBREVIVENTES


Estava eu em meados de 1982 aguardando a revista do Círculo do Livro que viria com o lançamento de “Os Sobreviventes – A Tragédia dos Andes”, era o “livro do ano”, todo mundo queria ler sobre o relato do acidente ocorrido dez anos antes com o avião Fairchild F-227 da Força Aérea Uruguaia na Cordilheira dos Andes.
A boataria cercava o livro e muitos que já tinham lido o achavam por demais mentiroso e romanceado, outros alegavam ser a mais pura verdade e isso alimentava as rodas de conversas. Eu estava nos meus precoces 19 anos de vida e, como vocês que acompanham o blog já sabem, sou um cara curioso com histórias.
O que mais me impressionou no livro não foi a catástrofe da queda do avião e nem as expedições de busca pelas montanhas geladas, exploradas pelo cinema no lançamento do filme homônimo, mas a maneira como o autor Piers Paul Read narra as angústias e os dilemas do grupo em sua luta pela sobrevivência. Principalmente a questão do canibalismo, fato que correu mundo e despertou as mais diversas controvérsias; das religiosas às nutricionais, passando pela judiciária e ética. A grande dúvida se deveriam alimentar-se dos passageiros mortos no acidente ou morrer de fome. Os diálogos e as discussões relativas ao assunto é o mais interessante da obra escrita porque não há tempo pra isso nos filmes.
O livro vale pela narrativa e é o primeiro da seção aventura que abandono, mas não se empolgue achando tratar-se de um “blockbuster”, longe disso, você terá muita coisa pra pensar depois da última página.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Restaurante Spaghetti Lilás - Alameda Antunes
Data: 09/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário