segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ALMOÇO NU


Este livro tem é história e muitas referências, seu autor William S Burroughs (1914-1997) ficou conhecido mundialmente após o lançamento de Naked Lunch, ou, Almoço Nu na versão brasileira. É um livro muito enigmático com imagens e situações que ao poucos se tornam familiares ao leitor que é transportado de uma espelunca urbana cheia de viciados para uma floresta, e depois para uma cidade que mais parece uma visão paranóica das metrópoles mundiais de hoje em dia. O livro foi lançado em meados de 1959 e a paranóia das drogas já estava na literatura da chamada “geração beat”, esta obra foi uma das precursoras da libertação editorial dos EUA na década de 60 do século passado.
Homossexual assumido após o falecimento da sua esposa em função de um acidente com uma arma de fogo, Burroughs imprimiu seu estilo criando uma atmosfera fantástica e grotesca, sempre com um cunho autobiográfico e com uma linguagem proveniente de fluxos de consciência durante o uso de alucinógenos.
Embora muitos críticos não gostem do vínculo de Burroughs com a onda “beat”, é impossível não associar Almoço Nu ao movimento cujo termo é usado para descrever artistas e poetas que levavam uma vida nômade ou fundavam comunidades, e foram, desta forma, o embrião do movimento hippie. Muitos remanescentes hippies se auto intitulavam beatnicks e um dos principais porta-vozes pop, John Lennon, se inspirou na palavra “beat” para batizar o seu grupo musical, The BEATles.
Vale à pena a leitura desse livro que é um marco de um movimento maior, hoje chamado de ‘contracultura’.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Ponto de ônibus - Av. Magalhães Neto - Em frente ao colégio Módulo
Data: 14/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário