domingo, 2 de agosto de 2015

DEIXE A NEVE CAIR


Faltava só um livro do John Green (1977) para concluir toda a obra publicada. Me propus a ler todos os livros desse autor que ganhou minha estima, por incrível que pareça com seu último livro publicado, o famoso A Culpa é das Estrelas. Deixe a Neve Cair foi o último e o li vorazmente em dois dias vivenciando uma montanha russa de sentimentos. Primeiro a curiosidade por ser um livro escrito por três autores cujas obras versam para a juventude, além do John esse livro leva a assinatura de Maureen Johnson (1973) e Lauren Myracle (1969). Em segundo lugar veio a irritação pelo excesso de vezes que os autores pronunciam nomes de lanchonetes e cafeterias cujas franquias estão instaladas pelo mundo e esses lugares, na conotação dos autores, não importando que tipo de alimento venda, estabelecem-se como único local bacana para encontrar os amigos. Fico a pensar se eles ganharam algum dinheiro para citar seus nomes tantas vezes.

Quem me conhece sabe que sou um cara perseverante e não desisto fácil das coisas que me cutucam a curiosidade. Me atraquei ao livro e o devorei, no sentido figurado, mesmo com as centenas de milhares de vezes que se fala em comida nas 335 páginas do livro, o que me deixou em diversos momentos louco para comer uma batata rosti ou me empanturrar de muffins de mirtilo.

Mas não posso negar que adorei o fato de as três histórias, entrelaçadas de uma maneira bem bacana, tenham convergido para o mesmo final, beijos de amor. Tudo começa com a nevasca que cai durante a noite de Natal e faz atolar um trem perto da cidade de Gracetown, as três histórias acontecem mais ou menos ao mesmo tempo e afetarão a vida de alguns adolescentes em diferentes estágios. A sintonia dos autores, cada um à sua maneira e com seu estilo próprio de narrativa e humor, convergem para um final quase previsível de tão romântico sem, contudo, perder o impacto da narrativa.

Não sou muito chegado ao Natal e a pseudo pieguice de anjos e sinos que tocam, entretanto sou um canceriano com boas doses de romantismo embutidas atrás da minha face sínica. Deixe a Neve Cair é um livro de Natal, não necessariamente feito para se ler no Natal, embora o espírito natalino ajude muito a você se entregar para a história.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Pátio do ICBA - Goethe Institut
Data: 17/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário