domingo, 19 de julho de 2015

A MENINA DO FIM DA RUA


Em 1988 assisti Jodie Foster em atuação brilhante no filme ‘Acusados’ que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz. Mais tarde, em 1991, ela ganharia outro Oscar pelo filme ‘O Silêncio dos Inocentes’. Quando morei em São Paulo pude assistir uma mostra de filmes da atriz que incluía um filme de desempenho marcante, quando ela tinha apenas 14 anos, chamado ‘The Little Girl Who Lives Down The Lane’, que no Brasil foi traduzido para A Menina do Fim da Rua. Na minha modestíssima opinião o filme é ruim, mas tinha ali o talento inegável da atriz que interpretava o personagem principal. Foi nessa época que me lembrei do livro publicado pela editora Abril, na série Grandes Sucessos, que estava na estante aguardando pela leitura há bastante tempo.

Resgatado da condição de “um dia vou ler” o livro escrito por Laird Koening (1927) foi uma agradável surpresa. Apesar de seu autor ser também o responsável pelo roteiro do filme, o livro é muito mais interessante e rico em detalhes que sustentam a personalidade de Rynn Jacobs, a garota que supostamente mora com o pai na casa do fim da rua. É claro que há na obra, livro e filme, uma inspiração óbvia em Psicose do gênio Alfred Hitchcock.

Rynn é uma garota que esconde a história dos seus pais e tenta seguir uma vida normal. Se não fosse a curiosidade dos vizinhos, principalmente a Sra. Hallet, o segredo do porão nunca seria desvendado. Rynn conhece o jovem Mario num situação de pânico e ele torna-se seu principal aliado contra a desconfiança do diretor da escola que insiste em conhecer o pai da garota e as investidas de Frank, filho da Sra. Hallet, que a intimida por favores sexuais após descobrir seu passado.

A Menina do Fim da Rua não é um livro essencial, e, que eu saiba, jamais esteve nas listas de livros que você deve ler antes de morrer. Entretanto é uma obra bem construída que garante uma boa dose de suspense até as últimas linhas.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Banco na praça em frente ao Porto da Barra
Data: 29/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário