domingo, 11 de janeiro de 2015

QUEM É VOCÊ, ALASKA?


Um grande talvez, essa é a busca do adolescente Miles Halter quando deixa a casa dos pais na Flórida e aventura-se na escola Culver Creek, um internato que funciona do estado do Alabama. Como quase todos os personagens adolescentes dos livros de John Green (1977), Miles, ou Gordo, como será conhecido posteriormente, tem pais bacanas, vive em harmonia familiar padrão e tem pouquíssimos amigos. No início das histórias os personagens têm dificuldades em relacionar-se, e no fim dos livros as amizades são externadas nas formas mais inusitadas.

‘Quem é Você, Alaska?’ é o primeiro romance do até então desconhecido John Green que foi publicado em 2005, portanto sete anos antes do seu maior sucesso A Culpa é das Estrelas. Sua história é universal, emocionará nos momentos certos, nos fará pensar sobre religião de uma forma pouco acadêmica e nos intrigará quando a imagem politicamente correta dos jovens for transgredida. John mostrará jovens inteligentes, estudiosos, leitores assíduos de obras importantes, e que por serem jovens também possuem características inconsequentes e autodestrutivas. Eles vão fumar e beber muito, e em muitas ocasiões os protagonistas carentes de amigos se sentirá forçado a acompanhar as transgressões pelo simples fato de querer se integrar e fazer parte do coletivo. Dez anos após a publicação é ainda muito atual.

Os capítulos do livro possuem uma contagem regressiva no bloco intitulado “Antes” e uma contagem progressiva no bloco “Depois” e Alaska Young é o mote principal dos dois tempos. A história vai envolver Miles (Gordo), Chip (Coronel), Takumi e Lara em torno dela. Cinco adolescentes descobrindo uma improvável amizade, debatendo sobre os ‘comos’ e os ‘porquês’ da existência, vivendo a adrenalina de desobedecer às regras, o quão importante é o valor da vida e o sofrimento de viver em um grande labirinto sem saber direito se é bom descobrir a saída e o preço que se paga por isso.

Miles (Gordo) é o nosso narrador e será a partir dele que faremos a mesma pergunta, a mesma escrita por Alaska no seu trabalho para a aula de Religião: “Como sairemos deste labirinto de sofrimento?” Mas não se espante o leitor em achar que se trata de um livro filosófico sobre adolescência, os intrincados trotes escolares, os porres no Buraco do Fumo e a história do primeiro boquete fará você dar boas gargalhadas. Vale à pena.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Praça Ana Lucia Magalhães - Pituba
Data: 28/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário