domingo, 30 de março de 2014

PORCOS COM ASAS


Eu não sou de falar palavrão, eles não fazem parte do meu cotidiano e não costumo me expressar com sua reles citação. Mas não me furto a dizê-los quando são necessários e geralmente o faço para mim mesmo, dando ênfase a um sentimento ou emoção. Não sou do tipo panfletário que para fazer-se ouvir deflagra uma lista de porr..., fdp, vá se f..., etc, etc, etc... Não quero reler os mais de cento e oitenta posts desse blog para ter certeza, mas acho que nunca os citei aqui. Também não quero ser um careta desmedido e não assumir que os palavrões fazem parte da minha vida, são poucos é verdade, mas eles estão aqui comigo.

Acabei de perceber que gastei o primeiro parágrafo do meu post falado sobre palavrões, não palavras grandes como “inconstitucionalissimamente”, mas aqueles chulos, de baixo calão. E antes que eu consuma o segundo parágrafo do post com eles vou apresentar o livro Porcos Com Asas, dos autores italianos Marco Radice e Lidia Ravera, publicado em sua primeira edição nos idos anos de 1976 que ainda continha um subtítulo pra lá de provocador “Diário sexo-político de dois adolescentes”. Mas vou logo avisando que, de política o livro trata muito pouco, são apenas nuances, a história de Rocco e Antonia é uma mistureba de amor, sexo, drogas e, porque não, muito rock n’ roll para acompanhar o panorama da época.

Esmiuçando bem o livro podemos facilmente notar que ele trata de conflitos vividos por dois adolescentes, conflitos de gerações, conflitos sexuais, conflitos entre irmãos, conflitos pessoais e até alguns conflitos existenciais, afinal um pouco de filosofia não faz mal a ninguém. Para a minha geração foi um livro transgressor, aos dezoito anos eu buscava conceitos sobre a vida e o livro ajudou em vários aspectos. Não havia internet para se pesquisar e as fontes de conhecimento eram os escritos. Uma geração depois viveu o boom de Confissões de Adolescentes que posteriormente se tornaria um filão editorial para os Diários de Tati e os mais diversos títulos publicados pela autora Thalita Rebouças, vertentes do seu Fala Sério!

Vale muito à pena ler Porcos Com Asas e perceber que de 1970 pra cá algumas questões foram emancipadas e outras continuam iguaizinhas. Mais de quarenta anos se passaram e nós continuamos basicamente com os mesmos dilemas.

E pra quem ficou curioso em saber por que comecei o post falando sobre palavrões, basta ler o primeiro parágrafo do livro, vocês vão entender.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Sala de Arte Cine Vivo - Mesanino
Data: 01/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário