domingo, 2 de fevereiro de 2014

DANIELA & MALU - UMA HISTÓRIA DE AMOR


Fazendo um breve retrospecto não posso deixar de afirmar que 2013 foi um ano gay, ou de maior visibilidade gay desde que me entendo por gente. Todos os manifestos, contra e a favor, pela indicação do Sr. Marco Feliciano para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, o personagem Félix da tosca novela Amor à Vida ultrapassou as barreiras das maldades cometidas, caiu no gosto popular e ganhou uma redenção com direito ao primeiro beijo gay nas telenovelas da Globo. Percebi que o personagem gay da trama tinha ganhado uma notoriedade diferente de todos os outros gays de novelas anteriores quando rapaz que faz a manutenção do ar condicionado daqui de casa me contou que no bairro dele a hora da novela era sagrada, que até o futebol da quadra parava e todo mundo ia pra casa ver o Félix.

Entre os dois fatos citados acima houve a revelação midiática da cantora Daniela Mercury que assumiu pelo Instagram seu romance com a jornalista Malu Verçosa. Corajosas essas meninas, lembrei de quando o cantor Edson Cordeiro assumiu publicamente sua homossexualidade e a MTV da época vetou seus clips, foi horrível. Várias entrevistas para a TV, rádio, capas e capas de revistas depois: Veja, Época, TPm, Caras, Contigo, etc... Elas resolvem contar sua versão da história num livro.

Ao acabar de ler a obra percebo claramente que o livro é da Malu, contando sua versão da história com foco somente no amor das duas e de como suas vidas foram afetadas por ele. Daniela faz participações no livro, mas não passa despercebida, são belos poemas e rabiscados relatos dos fatos vividos, também com foco no amor incondicional que nutre pela atual esposa. Começamos a conhecer os fatos a partir da viagem a Portugal quando, já namorando, tomam a decisão de não viver escondido e à mercê dos jornalistas de fofocas, e vamos até o casamento em grande estilo com direito a show particular, preparativos, vestidos de noiva e uma bela festa que, claro, foi capa da revista Caras.

Com exceção de um ou outro comentário sobre o preconceito e as questões gays, o relato de Malu é feito como num comercial de margarina, não sei se foi intencional das duas em publicar um livro brando, mas confesso que senti falta de mais profundidade e reflexões. Talvez para uma próxima publicação já que Malu escreve muito bem e narra tudo de forma muito eficiente.

É um livro que merece ser lido, e cada um que saiba o que fazer depois com as informações.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Restaurante RAMA - Barra
Data: 05/04/2014

Um comentário: