domingo, 1 de dezembro de 2013

CLEO E DANIEL


Vou logo avisando, Cleo e Daniel não é um livro de leitura fácil. E logo emendo para te deixar sem folego, é um excelente livro para fazer você pensar na vida. Ótima opção para épocas de fim de ano, quando o ano novo se aproxima e somos invadidos por reflexões e listas de promessas para os próximos 365 dias.

A história de um psicanalista meio frustrado, Dr. Flugeman, e dois jovens, Cleo e Daniel, concebidos no período que chamamos de baby-boom, logo após o término da Segunda Guerra Mundial antes da propagação dos anticoncepcionais e do sexo avulso. O Roberto Freire (1927-2008) enfatiza os excessos do médico na esteira dos problemas do casal de adolescentes que se conhece na antessala do seu consultório. Cleo foi levada para recuperar-se psicologicamente de um aborto imposto pela mãe, socialite paulistana, as consultas são um oásis entre as festinhas privê regadas a álcool e barbitúricos. Daniel, rebelde sem causa em constante conflito com os pais, aceita ir às consultas na esperança de conseguir receitas para comprar os comprimidos que se viciou em outro tratamento.

O livro foi publicado em 1966 e ainda hoje é um retrato da adolescência que não está preparada para lidar com os próprios problemas. É a geração do exagero, desesperada para sentir alguma coisa e saber o que o futuro lhes reserva. A ansiedade para que tudo aconteça rápido é impulsionada pelo álcool, drogas, experimentação do sexo e conflitos paternos constantes. O médico exerce nos jovens o poder do homem mais velho permissivo e sem julgamentos, tratando-os como cobaias para suas próprias frustrações.

Sem dúvida um livro para fazer pensar no que ainda está por vir.

Cidade do abandono: Rio de Janeiro/RJ
Local: Hotel Guanabara - Gaveta do armário - Apto. 1022
Data: 16/01/2014

2 comentários:

  1. Adoro esse livro! Fiz o papel de Marcos, o amigo gay do Daniel, numa montagem na escola de arte dramática em Porto Alegre, nos anos oitenta...

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Sabe que pensei em ti quanto estava escrevendo o post.

    ResponderExcluir