domingo, 13 de outubro de 2013

A OBRA EM NEGRO


Hoje quero falar de um livro que para mim é um clássico. Digo isso porque foi escrito por uma das minhas autoras preferidas, Marguerite Yourcenar (1903-1987). Até hoje me sinto impactado pelas suas palavras, em especial escritas no livro Memórias de Adriano, e me pergunto sempre: que mulher era essa? Lembrando que a publicação de Memórias de Adriano ocorreu em 1951 e contava com uma estrutura literária, digamos, incomum, não só para a época como é até hoje.

Não menos importante, já que Memórias de Adriano faz parte da lista de livros que irei recomendar incansavelmente a leitura mas nunca conseguirei abandonar o meu exemplar velhinho e cheio de anotações, A Obra em Negro é um livro importantíssimo para aquelas pessoas que gostam de histórias sobre jornadas que modificam uma vida. Muito antes do fenômeno Paulo Coelho e da febre dos livros de autoajuda, Marguerite nos brindou com a história de Zênon.

Alquimista, médico e filósofo, Zênon está em busca da Grande Obra, aquela que todos chamam de ‘Pedra Filosofal’, para quem não conhece a história ela seria, segundo os alquimistas, a pedra que teria o poder de transformar qualquer metal em ouro. Longe de parecer apenas uma caça ao tesouro, a investigação alquímica empreendida por Zênon confunde-se com a obscura busca de si mesmo em meio a guerras, pestes, heresias e execuções ocorridas durante um período particularmente conturbado da história europeia do século XVI.

Diz a lenda que Marguerite Yourcenar, numa carta endereçada ao seu editor Gaston Gillimard em 1968 confessava-se apreensiva: “Pensei escrever as Memórias de Adriano para dez pessoas, e enganei-me. Creio neste momento terminar A Obra ao Negro para dez pessoas e é muito possível que não me engane.” Ela mais uma vez voltou a enganar-se, em apenas dois meses o novo livro esgotou duas edições vendendo mais de quarenta mil exemplares.

Cidade do abandono: Rio de Janeiro/RJ
Local: Hotel Guanabara - Gaveta da Cômoda - Apto: 1828
Data: 23/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário