domingo, 10 de fevereiro de 2013

PAÍS DO CARNAVAL - CACAU - SUOR


O livro que pretendo abandonar não poderia estar em data mais propícia, afinal estamos em pleno carnaval. Baiano que sou, além de apaixonado pelo carnaval, vasculhei minha estante e escolhi outro baiano, Jorge Amado (1912-2001), e sua obra de número um O País do Carnaval. Mas o sortudo que encontrar o livro vai levar também Cacau e Suor, isso porque a edição que possuo contém os três primeiros livros desse grande autor, serão três livros num só.

País do Carnaval foi publicado em 1931, é um relato sobre uma pseudo intelectualidade baiana nos anos 20 do século passado. Para leitores assíduos de Jorge Amado os vários temas que ele abordaria no futuro já se encontram de forma bem embrionária aqui. Paulo Rigger é o personagem que move o livro, após formação na Europa ele volta ao Brasil e quer participar da vida pública mas culpa o Carnaval e a mestiçagem pelo atraso do seu país e tenta mudar o imutável.

Cacau foi publicado dois anos depois e é um livro muito politizado para a época, conta a história dos trabalhadores nas fazendas de cacau no sul da Bahia quando há a expansão das ideias socialistas e o começo da luta de classes.

Suor é o livro mais socialista dos três, publicado em 1934 a obra relata o cotidiano dos moradores de um prédio numa das ladeiras do Pelourinho subjugados pelo sistema capitalista segundo o autor, as condições de trabalho e a falta de direitos humanos são mostradas de forma bem explícita quando se revela os parcos salários, a falta de alimento e as habitações em péssimas condições de higiene. Reza a lenda que na juventude Jorge morou num pequeno cômodo num dos sobrados coloniais do Pelourinho e os relatos presentes no livro são de experiências pessoais vividas nessa época.

Segundo consta, em 1937, vários exemplares de Suor foram queimados em praça pública de Salvador, junto com outras obras de Jorge Amado, por determinação da polícia do Estado Novo. Mas isso já é outra história...

Cidade do abandono: São Paulo/SP
Local: Taxi Vermelho e Branco
Data: 14/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário