domingo, 9 de dezembro de 2012

A CASA DOS BUDAS DITOSOS



Quando assisti ao espetáculo A Casa do Budas Ditosos, com a brilhante atuação da Fernanda Torres, além de me surpreender com a desenvoltura da atriz que controlava uma plateia de quase mil pessoas sozinha no palco, descobri lendo o programa da peça que o texto recheado de sexo e sarcasmo era do João Ubaldo Ribeiro (1941) e faz parte de uma série sobre os sete pecados capitais intitulada ‘Plenos Pecados’ capitaneada pela editora Objetiva que reuniu vários nomes da literatura brasileira e deu-lhes um “pecado” como tema para desenvolver uma obra.

Ficou óbvio para mim após assistir a peça que o texto de A Casa dos Budas Ditosos representava a luxuria. O livro revela a história de CLB, iniciais do nome de uma hoje senhora de 68 anos nascida da Bahia, mas residente no Rio de Janeiro, que viveu todos os prazeres, fantasias e infinitas possibilidades do sexo sem qualquer julgamento, moralidade ou resquícios de culpa. É um relato em forma de memórias de uma mulher intensa, livre e vivida. No teatro há momentos em que se pode ver a plateia corada, com gargalhadas estridentes e por várias vezes com o riso envergonhado, enrubescido. Sexo é assunto bom, rende conversa, mas também é tabu, não se confessa assim tão abertamente tudo que se faz. Ao ler em casa, solitariamente, você exercita desejos inconfessáveis da sua libido, mas também se pergunta como é possível tamanha liberdade sem nenhuma culpa, e que preço há de se pagar por tanto prazer.

O próprio João Ubaldo abre o livro informando aos leitores que recebeu os originais do texto num envelope entregue na portaria do seu prédio autorizando-o a publicar como se fosse seu, e assim o assina como um corretor e organizador da transcrição recebida isentando-se da culpa por escrever tamanha libertinagem e deixando o leitor sem nunca saber se o relato dessa senhora é verídico ou tudo não passa de uma brincadeira do autor.

É um livro curto, 163 páginas com letras grandes, ótimo para começar uma brincadeira com um grupo de amigos, ou ficantes, mais liberais. Cada um lê um capítulo dando a interpretação que quiser, aposto minha biblioteca inteira que o clima vai esquentar.

Para quem quiser ler os outros da série aqui vai:
O Vôo da Rainha – Soberba – Tomás Eloy Martínez
O Clube dos Anjos – Gula – Luis Fernando Verissimo
Xadez, Truco e Outras Guerras – Ira – José Roberto Torero
Mal Secreto – Inveja – Zuenir Ventura
Canoas e Marolas – Preguiça – João Gilberto Noll
Terapia – Avareza – Ariel Dorfman

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Restaurante Porto do Mar
Data: 09/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário