domingo, 1 de abril de 2012

A COR PÚRPURA


A Cor Púrpura é o quinto livro publicado da escritora Alice Walker (1944). Foi através do relato da vida de Celie que Alice obteve fama mundial e ganhou o prêmio Pulitzer em 1983, um ano após o lançamento do livro.
Celie escreve cartas, primeiro para Deus, depois para sua irmã Nettie, contando sua história desde que tinha quatorze anos e era violentada pelo pai. E vai narrando o nascimento dos seus dois filhos, a separação dos filhos e da sua irmã imposta pelo pai, o seu casamento arranjado com Sinhô, homem bruto que a trata mais como escrava do que como mulher. Sinhô era apaixonado por Shug Avery, uma cantora de blues que já tinha sido sua amante, e é justamente esta mulher que terá grande influência na vida de Celie. A princípio elas se estranham, mas logo Shug descobre a doçura por trás daqueles olhos baixos e subservientes. É a partir da amizade das duas que Celie inicia a trajetória pela conquista da sua autoestima.
Pode-se não perceber a princípio, mas o livro tem uma carga enorme, um pano de fundo para tratar de assuntos como racismo, machismo, patriarcado, opressão, amizade, amor, desamor, carências emocionais, entre outras coisas.
Whoopi Goldberg apareceu gloriosa no papel de Celie. O filme dirigido por Steven Spielberg transformou-se num um rio de lágrimas que inundou os cinemas do mundo em 1985, e até Oprah Winfrey viveu seus dias de atriz na pele da personagem Sofia. Em 1986 o filme recebeu onze indicações ao Oscar nas principais categorias; melhor filme, atriz (Woopi Goldberg), atriz coadjuvante (Oprah Winfrey e Margareth Avery), direção de arte, fotografia, figurino, maquiagem, trilha sonora, roteiro adaptado e canção original, a até hoje cantada e cultuada Miss Celie’s Blues. Não ganhou nenhum.
É..., a Academia é imprevisível.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Mercado do Peixe - Rio Vermelho
Data: 15/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário