domingo, 4 de março de 2012

EXPRESSO DA MEIA NOITE


Ao escrever o post anterior tive a idéia de começar uma nova série e abandonar livros que foram adaptados para o cinema. Olhando minha estante vi uma quantidade enorme de livros que foram abduzidos pelos roteiristas de cinema, para o bem e para o mal, e, lendo o histórico do blog, percebi que já falei sobre esse assunto em alguns momentos: O Perfume, A Insustentável Leveza do Ser, O Outro Lado da Meia Noite, A Casa dos Espíritos, O Exorcista, Tubarão, O Grande Gatsby, O Chefão, O Colecionador, Hannibal, A Fogueira das Vaidades, Macunaíma, Feliz Ano Velho, O Fugitivo, A Última Música, Água para Elefantes, e vários outros.
Expresso da Meia Noite é um livro autobiográfico que conta a história de um erro. A transformação que acontece na vida de Billy Hayes quando ele tenta embarcar no aeroporto de Istambul carregando uma quantidade de haxixe que pretendia revender e ganhar um dinheiro “fácil”. Ao fazer isso Billy cometeu o maior erro de sua vida e pelo qual pagaria um preço enorme: uma condenação na mais imunda e brutal das prisões da Turquia onde seria espancado, seviciado, degradado e assistiria a cenas horríveis.
Na prisão, já cumprindo a condenação de quatro anos, Billy fica sabendo que o governo turco havia aumentado sua pena para trinta anos, desesperado com tudo que estava passando e vendo que os esforços de seus pais não estavam dando certo, ele conta com a ajuda dos amigos que fez na prisão para tentar fugir. Max, o viciado da prisão, conta para Billy o segredo da fuga já que estava doente demais para por em prática o engenhoso plano.
A adaptação do livro para o cinema ficou a cargo de Oliver Stone e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. A direção primorosa de Alan Parker deu um contexto sombrio nas cenas da prisão/manicômio e um cunho sensacionalista no final. Brad Davis no papel de Billy Hayes está estupendo em sua atuação.
Cabe lembrar que o filme é diferente do livro, como sempre, recomendo primeiro a leitura e depois o filme. Emoção garantida.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Fran's Café - Graça
Data: 05/04/2012

5 comentários:

  1. Ola amigo,

    Sabe algum site ou alguem que venda este livro?

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dimitri,
      Visite o site abaixo, é um sebo virtual que vende livros usados. Você vai ter uma boa surpresa com os preços.
      http://www.estantevirtual.com.br
      Obrigado por visitar o blog.
      Forte abraço.

      Excluir
    2. Muito boa essa indicação!! Vou acessar e procurar ess3 livro!

      Excluir
  2. Olá Odilon adorei sua matéria sobre o expresso da meia noite eu estou lendo esse livro que eu consegui em uma biblioteca que ia jogar-lo fora ai peguei só que e em outra versão eu falo da capa e diferente da que você postou mais a historia e a mesma, está sendo uma experiência incrível ler-lo mais eu queria também assistir o filme só que esta sendo muito difícil encontrá-lo você sabe onde o encontro? Obrigado......

    ResponderExcluir
  3. Meu prezado,
    Obrigado por visitar o blog e fico muito feliz que tenha resgatado uma obra tão rica de destino tão infeliz, o lixo. Espero que você goste e que o divida após a leitura. Entrei agora no site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br)e achei o filme em versão DVD e Blu-Ray por R$ 29,90 e 49,90 respectivamente. Boas compras.
    Abraço,
    Odilon

    ResponderExcluir