quarta-feira, 29 de junho de 2011

O COLECIONADOR


Deixando um pouco de lado as ‘leituras tortas’, hoje me dedico a escrever sobre um livro que gosto muito; O Colecionador. Sua intrincada história com toques de thriller psicológico e um lado que acho muito interessante, o delinear dos personagens. É incrível como John Fowles (1926/2005) consegue dividir tão bem a personalidade dos personagens a partir do desenrolar dos acontecimentos e depois das páginas dos seus respectivos diários.
O livro narra a história de Frederick Clegg, um homem tímido que trabalha como balconista em uma Prefeitura. Os amigos o ridicularizam, principalmente seu hábito de colecionar borboletas, quando o destino resolve fazê-lo ganhador de um prêmio da loteria e, subitamente, Clegg torna-se dono de uma grande fortuna. Ele então passa a ter uma única ambição: sequestrar Miranda, uma bela estudante de arte, objeto de um contemplativo e sôfrego amor platônico. A trama maior se desenvolve a partir do momento em que a leva para o casarão que adquirira para este fim, ele tem a seu favor apenas a superioridade da força e a determinação mórbida de manter sua “peça” junto a si, e defronta-se com a vitalidade e inteligência de Miranda que, com sua superioridade de caráter, cultura e magnanimidade, confunde e ofusca o medíocre sequestrador.
Na minha modestíssima opinião John Flowes possui uma excelente coerência de estilo literário que caracteriza muito bem seus personagens. A linguagem de Clegg nos diários reflete sua personalidade disforme, opaca, enquanto o estilo de Miranda é ágil, culto, cheio de vitalidade. Este livro foi escrito em 1963, o ano em que nasci, e seu grande sucesso fez com que John abandonasse o magistério e fosse viver somente de suas produções literárias. Em 1966 ele publicou ‘A Mulher do Tenente Francês’, que, assim como O Colecionador, tornou-se um best seller e também foi adaptado para o cinema, só que com mais sucesso. Também pudera, com Meryl Streep no papel principal já era de se esperar.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Salvador Shopping - Louge 1º Piso
Data: 28/08/2011

2 comentários:

  1. Abandona aqui em casa! Fiquei curiosíssimo para lê-lo...A propósito, contei do teu blog pro João, meu amigo de Paris, e ele adorou.

    ResponderExcluir
  2. Bob, gostaria muito de ir a São Paulo abandonar uns livros e rever amigos, mas infelizmente não é possível no momento. O Colecionador é um livro "antigo", existem sebos que tem exemplarres a venda por R$ 5. Vale a pena. Abração.

    ResponderExcluir