quinta-feira, 24 de junho de 2010

UM SOPRO DE VIDA


“Ângela – Estou sofrendo de amor feliz. Só aparentemente é que isso é contraditório. Quando se sente amor, tem-se uma funda ansiedade. É como se eu risse e chorasse ao mesmo tempo. Sem falar no medo que essa felicidade não dure.”

O texto acima está na página 66 do livro Um Sopro de Vida (Pulsações), que foi iniciado em 1974 e só concluído em 1977, às vésperas da morte de sua autora, Clarice Lispector, portanto publicado postumamente. Muitos disseram que esse livro seria o definitivo, ou que foi escrito em momentos de agonia, mas simultaneamente a ele a autora escreveu A Hora da Estrela, seu livro mais famoso cuja publicação se deu com Clarice ainda viva.
Sem querer comparar e já o fazendo, lógico, as densidades dos dois livros são parecidas, A Hora da Estrela é visivelmente anárquico e por vezes debochado, já que temos uma versão para o cinema brilhantemente interpretado pela atriz Marcélia Cartaxo e dirigido pela Susana Amaral. Um Sopro de Vida é também anárquico, literal, e por vezes sucumbe ao que facilmente chamaríamos de depressivo, mas que é, de fato, um livro introspectivo, cheio de labirintos emocionais que nos joga na cara, sem pena, os pensamentos impensáveis.

Para entender o melhor de Clarice Lispector comece lendo Perto do Coração Selvagem (1944), passe por A Paixão Segundo G.H. (1964), siga sua rota com A Hora da Estrela (1977), vá a frente com A Descoberta do Mundo (coletâneas de textos publicados em jornal – póstumo – 1984), volte no tempo e termine com Um Sopro de Vida (1978), verás então que mulher maravilhosa, lúcida e tão a frente do seu tempo era Clarice
Diz a lenda que A Descoberta do Mundo era o livro predileto de Cazuza e não é à toa que um querido e talentoso amigo Roberto Camargo tem uma foto dela na parede da sua casa.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Salvador Shopping - Louge em frente a Etna
Data: 22/08/2010

2 comentários:

  1. A Descoberta do Mundo foi durante anos meu livro de cabeceira e Clarice, minha escritora preferida. Mas me diz uma coisa: Você vai ter CORAGEM de abandonar Um Sopro de Vida???

    ResponderExcluir