domingo, 15 de fevereiro de 2015

BOAS MANEIRAS DE A a Z


Depois que publiquei o post falando sobre o livro Na Sala com Danuza alguns amigos que me conhecem pessoalmente vieram falar sobre a história da família que relatei, recebi também e-mails sobre o assunto educação e a questão das boas maneiras que se aprende em casa. Um e-mail que recebi pediu para indicar um livro de boas maneiras que não fosse tão fashion quanto o da Danuza e estivesse mais “pé no chão”, com aspas, porque foi assim que o meu leitor escreveu.

Tenho em casa um local que separo livros por segmento que vão de dicionários, que coleciono, livros de história, técnicas de redação, etc... Onde há alguns livros de “etiqueta”, aspas por minha conta, fui direto ao livro da Célia Leão intitulado Boas Maneiras de A a Z, que ainda tem o subtítulo ‘Dicas básicas para um comportamento social adequado’. Tive a oportunidade de conhecer a Célia quando ainda morava em São Paulo e organizei um ciclo de palestras para funcionários da Embratel, incluí o tema ‘Etiqueta Corporativa’ na grade e, devido à procura, foi necessário abrir uma turma extra, foi a palestra mais concorrida e Célia acabou voltando algumas vezes à empresa mesmo sem a minha presença. Ela é uma pessoa muito simples e a meu ver uma pessoa muito requintada, sem ser esnobe, é uma pessoa extremamente divertida que usa sua experiência para disseminar, não regras, mas, como ela mesma diz: conselhos de bem viver.

Como outros livros que tenho sobre o assunto não é necessário ler da primeira à última folha, é possível ir direto ao ponto que queremos consultar e obter dicas sobre utilização de copos, talheres, envio de flores, uso de guardanapo, o que fazer ao entrar num elevador, formas de cumprimentar pessoas, autoridades políticas, eclesiásticas, ministros de estado, etc.

Mas vou ficar devendo ao meu leitor que fez a sugestão de um livro “pé no chão”, isso será praticamente impossível de se fazer. Em todos que li até hoje há sempre alguns temas quase surreais para os pobres mortais, como eu. Nesse livro há capítulos que tratam de assuntos talvez soem irrelevantes como, por exemplo: ‘Procedência’, item que deve ser observado quando você for organizar um jantar formal com lugar marcado, há de se levar em conta a idade, o sexo, posição social e posição política, necessariamente nessa ordem, para distribuir os lugares na mesa. Temos também o item Escada, que ensina a forma de subir ou descer escadas em um evento social ou no dia a dia.

Vale a pena ler, saber das coisas nunca é demais e, quem sabe, um dia poder utilizar corretamente conforme reza a cartilha das boas maneiras. O Carnaval é uma boa hora para exercitar esses conceitos, principalmente aqueles simples como: com licença, por favor e obrigado.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Restaurante Cantina Volpi - Ondina
Data: 05/04/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário