domingo, 21 de setembro de 2014

O CHEF SEM MISTÉRIOS


Eu sou do tipo de pessoa que ama cozinha e tudo que ela pode proporcionar, mas sou tão desastrado que já consegui queimar um Miojo. Não fui sempre assim, houve uma época que até tentei, eu morava em São Paulo e a cozinha do apartamento era toda montada, daí eu me viciei em programas de culinária exibidos pelos canais de TV a cabo e me propus por um tempo comprar ingredientes e transformar receitas escritas em algo comível.

Nessa época o Jamie Oliver (1975) apresentava uma espécie de reality show para transformar jovens pobres em chefes de cozinha. E aqui tenho que confessar que gosto muito desse tipo de programa e não importa muito o tema, se é uma competição que ensina alguma coisa com certeza estarei na frente da TV. Atualmente acompanho tantos que já perdi até a conta: Face Off, Hot Set, Project Runway, Masterchef, e citando alguns nacionais como Cozinheiros em Ação, Desafio da Beleza, The Voice, e até a versão nacional do Masterchef. Classifico-os de ‘Reality de Talentos’, para mim são completamente diferentes do Big Brother ou A Fazenda.

Foi exatamente nessa época que assistia o Jamie na TV e tentava colocar panelas no fogão que comprei o livro O Chef Sem Mistérios. Confesso que o li como se fosse um livro de contos e fiquei deslumbrado com o estilo do autor que fazia tudo parecer prático e fácil, de lambuja ainda dava umas boas dicas de como comprar alimentos, conserva-los, e até aproveitar as sobras ou o que seria jogado no lixo.

Foi uma rica experiência de ler sobre todas aquelas receitas de sopas, saladas, massas, carnes, frutos do mar, molhos, pães e sobremesas. Mas esse talento não é pra mim, continuo usando meu fogão como peça de decoração e saindo para comer fora, ou esquentando congelados no microondas. Espero que o livro do Jamie tenha mais utilidade para quem o achar.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Caixa Cultural - Banco da sala de entrada
Data: 13/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário