domingo, 22 de junho de 2014

CHICO BUARQUE - TANTAS PALAVRAS


Não sou muito de ficar divulgando factoides extraídos das redes sociais, hoje vou abrir uma exceção para um texto que Caetano Veloso publicou dia 19/6/14 na sua página oficial no Facebook que diz:

“Chico chega aos setenta... O Brasil é capaz de produzir um Chico Buarque: todas as nossas fantasias de autodesqualificação se anulam. Seu talento, seu rigor, sua elegância, sua discrição são tesouro nosso... Chico está em tudo. Tudo está na dicção límpida de Chico. Quando o mundo se apaixonar totalmente pelo que ele faz, terá finalmente visto o Brasil.”

Sem levar para o lado ufanista, a declaração de amor de Caetano para Chico tem um quê de comemoração pelo aniversário do amigo, mas, essencialmente, enaltece o legado artístico do cantor, compositor e autor. Na quinta feira eu passei o dia inteiro ouvindo coisas de Chico das mais diversas fases, e reli alguns posts do blog que fiz referência à sua obra como: Ópera do Malandro e Gota D’Água (Mai/2012), Leite Derramado (Dez/2012), e decidi homenageá-lo de uma forma diferente abandonando o ótimo livro do jornalista Humberto Werneck (1945) chamado Chico Buarque – Tantas Palavras, edição de 2006.

Faço questão de citar a edição porque a publicação de 2006 é substancialmente melhor que a edição de 1989, a nova possui uma biografia compilada do Chico com fatos interessantes que começam na infância, a fase estudantil, participações nos festivais de música, suas desavenças com a ditadura, a paixão pelo futebol, seu lado escritor, e, claro, todas as canções desde Tem Mais Samba, que o próprio Chico enfatiza como sua primeira composição, até às do algum Carioca.

É um livro esplêndido e imperdível, conhecer a obra genial do Chico e ter a oportunidade de ler as letras de suas músicas como se fossem poemas, que na verdade o são, só nos engrandece, enriquece e emociona. Esse livro é tão bacana que só o estou abandonando porque por uma feliz coincidência tenho dois exemplares. Parabéns e vida longa ao Chico e boa leitura para quem achar o livro.

Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Praça Campo Grande - Em frente ao parquinho
Data: 01/09/2014

2 comentários:

  1. Woah! I'm really loving the template/theme of this blog.
    It's simple, yet effective. A lot of times it's very hard to
    get that "perfect balance" between usability and appearance.

    I must say you've done a amazing job with this. Additionally, the blog loads
    very fast for me on Chrome. Outstanding Blog!


    my webpage; www.monicamodas.com

    ResponderExcluir