sábado, 9 de junho de 2012

ILUSÕES


Quem já leu Fernão Capelo Gaivota com certeza já ouviu falar de Richard Bach (1936), seu livro mais famoso e pelo qual amargaria pelo resto da vida o peso de não conseguir escrever algo melhor, ou em tese, que fosse tão surpreendente quanto, e faria com que outros bons livros do mesmo autor fossem desprestigiados pelo grande público.

É o caso de Ilusões, livro que pretendo abandonar e que faz parte dessa série de livros que nos leva a pensar. Para o autor esse livro faz parte do processo de Fernão, livro que contava a história de uma gaivota que decide que voar não deve ser apenas uma forma para a ave se movimentar. A história desenrola-se sobre o fascínio de Fernão pelas acrobacias que pode realizar durante o voo e em como isso transtorna o grupo de gaivotas do seu clã. É uma história sobre liberdade e aprendizagem.

Ilusões é quase uma continuação de Fernão, escrito sete anos depois é uma história leve, mística, quase uma aventura entre dois homens que se encontram nos campos do meio oeste americano onde cada um deles está fazendo o que realmente deseja fazer. As ideias por trás das palavras são ideias simples, que funcionam na vida cotidiana: descobrir aquilo que mais desejamos fazer e fazê-lo, aconteça o que acontecer. E ao tomar essa decisão arcar com todos os ‘senões’, os ‘talvez’ e os ‘e se’ que tornarão tudo muito mais difícil, mas se é o que queremos da vida, ela será mais feliz.

Este livro há de significar coisas diversas para pessoas diferentes. Para uns apenas uma história de milagres ou uma história sobre dois vagabundos, para outros quem sabe um livro sobre a realidade ou a assustadora aparência que a realidade tem. Nos tempos atuais em que ‘ter’ é melhor que ‘ser’, em que as redes sociais mostram pessoas felizes 24 horas por dia a ponto de publicar a foto de um prato de comida... É um livro que se constitui num desafio e que até pode contribuir para modificar sua vida.

Mas isso só acontece se você estiver disposto a isso.

Cidade do abandono: Rio de Janeiro/RJ
Local: Hotel Guanabara - Av. Presidente Vargas - Centro
Data: 22/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário