domingo, 27 de maio de 2012
INSTINTO SELVAGEM
Uma cruzada de pernas em frente aos homens que a interrogam e ela, displicentemente, deixa-os perceber que não está usando calcinha. Esse detalhe, que dura exatos dois segundos, faz com que a cena entre para os anais do cinema mundial.
O filme chama-se Instinto Selvagem e eu comprei o livro achando que este teria inspirado o filme, mas foi o contrário. O roteiro cinematográfico inspirou o romance escrito por Richard Osborne e exatamente por isso faço aqui uma recomendação: quem viu o filme não leia o livro e quem se dispuser ler o livro, é melhor que não veja o filme. As obras não se completam. Geralmente o livro traz outras nuances e desenvolve mais o intelecto dos personagens, tem o poder de descrever com mais detalhes o perfil de cada um que talvez na tela grande do cinema passe despercebido, mas não é isso que acontece. Richard Osborne basicamente se limita a transcrever o roteiro escrito por Joe Eszterhas para o filme.
O enredo é: Johnny Boz, antiga estrela de rock e proprietário de um clube noturno em São Francisco é encontrado morto na sua cama. O caso é entregue ao detetive Nick Curran, no cinema interpretado por Michael Douglas, que tem um passado de alcoolismo e consumo de drogas, embora já esteja recuperado. A principal suspeita é Catherine Tramell, romancista que mantinha uma relação há algum tempo com Boz. A psiquiatra da polícia, Beth Gardner, ex-namorada de Nick, é convidada a participar nas investigações depois de se descobrir que o homicídio de Boz foi copiado diretamente de um dos romances de Catherine. Nick acaba por se envolver com Catherine e todos parecem ser suspeitos. É um thriller povoado de paixão, prazer, sexo e assassinatos.
Reza a lenda que a cruzada de pernas não estava no roteiro base, mas o diretor Paul Verhoeven propôs que a atriz levasse ao extremo o briefing do personagem. A atriz em questão é Sharon Stone, que aceitou o desafio de viver a rica, atraente e manipuladora Catherine Tramell e se tornou a protagonista da cena que permeia o imaginário coletivo desde 1992.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: G2 - Salvador Shopping
Data: 03/06/2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário