quinta-feira, 14 de julho de 2011

O GATO SOU EU


“O Gato Sou Eu. Todos tem o direito de sonhar, e cada um o de ser dono de seu sonho.”

“Mas quem é o gato afinal? O psicanalista, tão atencioso em sua análise, ou o cliente que lhe conta seu sonho? Entre um e outro, o gato firma-se como símbolo da liberdade incondicional de sonhar.”

O primeiro parágrafo acima está na capa do livro. O segundo está na orelha. Na minha modestíssima opinião ambos refletem exemplarmente o olhar, a técnica e o estilo de um autor maravilhoso. Fernando Sabino (1923-2004).

Fernando Sabino é um desses autores que lemos sem pressa, examinando suas palavras e em deleite com a graça e a simplicidade dos seus textos. Este livro é recheado de crônicas e histórias engraçadas, às vezes comoventes, ora pitorescas, capazes de arrancar ótimas risadas ou mesmo olhos mareados pela ternura dos textos. Reza a lenda que muitos deles são verídicos, fruto das histórias vividas pelo próprio Fernando por este mundo afora.
Fernando já escrevia desde os quatorze anos, ao dezoito conseguiu publicar seu primeiro livro de contos intitulado Os Grilos Não Cantam Mais, chamou a atenção para o seu nome em 1944 com a novela A Marca. Com a publicação de O Encontro Marcado, seu primeiro romance, abre um caminho novo em sua carreira na literatura nacional. Obras como O Homem Nú, A Mulher do Vizinho e posteriormente, O Grande Mentecapto, contribuíram para que Fernando Sabino conquistasse a notoriedade nacional sendo aclamado pela crítica e pelo público.
É um autor simples, com uma obra rebuscada. Popular, mas elitizado pelos críticos. Não tem uma obra imensa como Jorge Amado ou Paulo Coelho, mas são exemplares de um legado grandioso. Experimente, você vai ficar fã.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Delicatessem Perini - Graça
Data: 15/10/2011

2 comentários:

  1. È muito diferente uma coisa estranha, mas eu ñ entendi nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim meu prezado(a), você tem toda razão, Fernando Sabino é um autor diferente. E por isso mesmo especial. Se você não entendeu o livro O Gato Sou Eu tente ler Encontro Marcado, ao se familiarizar com o jeito de escrever do autor verás que ele foi um mestre.

      Excluir