domingo, 31 de julho de 2011
QUEM MATOU PALOMINO MOLERO?
Quase dez anos depois de o Brasil inteiro comentar e tentar descobrir quem matou Salomão Hayala, personagem da novela de Janete Clair intitulada O Astro, o peruano Mario Vargas Llosa publicava seu décimo livro. Uma obra diferente das outras até então lançadas com relativo sucesso no seu país de origem.
No Peru, por volta dos anos cinquenta, um soldado da aeronáutica é brutalmente torturado, assassinado, e depois pendurado numa árvore. Dois policiais, o Tenente Silva e o soldado Lituma, investigam o crime. A maestria na escrita de Mario Vargas Llosa confere a narrativa uma tensão alucinante e obsessiva, a tensão estabelecida deve-se ao alto grau de veracidade minuciosamente realista, alternada com uma atmosfera fantasmagórica como num pesadelo. Crime passional? Vingança de marido enganado? Negócios escusos? Os antecedentes são desvendados ao longo da trama, mas a intriga nos mantém atentos e interessados até o desfecho final.
Em 1987 eu li e reli o livro que pretendo abandonar, é uma obra surpreendente, não apenas pelo suspense na trama, mas pela maneira com que o autor revela as minúcias do inesperado final. Desde a novela O Rebu, 1974, passando por Água viva (1980), A Próxima Vítima (1995), Celebridade (2003), Paraíso Tropical (2007) e a inesquecível Vale Tudo (1988) o recurso do “quem matou” é fator preponderante para alavancar audiência e despertar o interesse público.
Quem Matou Palomino Molero não é a principal obra do autor, temos aí ‘A Casa Verde’, ‘Pantaleão e as Visitadoras’ e a mais recente ‘Travessuras da Menina Má’, mas sem dúvida é um livro por assim dizer... Curioso.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Associação Atlética da Bahia
Data: 16/10/2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário