terça-feira, 12 de outubro de 2010

O EXORCISTA


Em 2011 o livro O Exorcista completará 40 anos. Desde o lançamento da primeira edição em 1971, passando pela estréia do filme homônimo em 1973, e suas duvidosas sequências, além de outros tantos livros decorrentes do primeiro, não houve uma publicação na categoria terror/thriller que suscitasse tantas polêmicas que vão desde como a Igreja Católica considera o Demônio, a acusação de que o autor explorava pornografia com crianças, o que valeu quase um ano de interdição pela censura brasileira ainda sob rédeas da ditadura militar sob o argumento de obra caluniosa, até uma pretensa maldição para o elenco que quase levou ladeira abaixo a carreira de Linda Blair, atriz mirim que interpretou a possuída Regan MacNeil.
A história é quase banal para os dias de hoje, durante escavações arqueológicas uma antiga estátua é encontrada e a partir daí um demônio chamadao Papazu é libertado. Longe dali uma jovem, aos poucos, começa a sofrer drásticas alterações de comportamento. Após fracassados tratamentos médicos e psiquiátricos a mãe de Regan pede ajuda ao padre Damien, também psiquiatra, e que naquele momento atravessa um conflito íntimo com a falta de fé. Para ajuda-lo o bispo local nomeia o padre Merrin para o ato religioso e a partir daí comecam os confrontos entre o demônio e os sacerdotes. No livro, o relato envolvendo sexo, vômitos e escatologia são fortes, mas não são as principais cenas como o roteiro do filme salienta, no livro o mais importante é o embate entre fé e descrença, esse é o mote da obra que muitos duvidam até hoje se foram baseadas em fatos reais ou não.
Polêmico para a época, motivo de ataques veementes e injuriosos dos mais reacionarios já que toca em um assunto tabu que é a religião, e a crença ou não aos dogmas e santos, o livro foi publicado no Brasil pela Editora Nova Fronteira e com o sucesso nas vendas os lucros puderam patrocinar o lançamento da primeira edição do Dicionário Aurélio. Os fins justificam os meios?
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Botequim Café - Salvador Shopping
Data: 27/11/2010

2 comentários:

  1. Até hoje lembro do Tio Nerinho arrancando esse livro das minhas mãos, dizendo que eu não tinha idade para ler aquela indecência!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, pois saiba que eu li esse livro escondido dos mesus pais, e o homem da banca que eu comprei não queira me vender... precisei me fazer de sonso e dizer que era para minha mãe... eu tinha 13 anos.

    ResponderExcluir