quarta-feira, 25 de agosto de 2010
A CASA DOS ESPÍRITOS
Vamos falar de um bestseller internacional, um clássico da literatura latino americana, aclamado pela crítica e transformado num belo filme recheado de estrelas internacionais como Meryl Streep, Jeremy Irons, Glenn Close, Winona Ryder e Antonio Banderas. A autora, Isabel Allende, conta a saga da numerosa e turbulenta família Trueba, com seu patriarca angustiado e suas mulheres clarividentes. O livro é uma grande saga e poderia ser um livro infinito, com muitos e muitos volumes, em virtude da narrativa vertiginosa que Isabel imprime e que parece alimentar-se de si mesma a cada nova geração que surge, cada casamento, filhos, netos e por ai vai. Mas não se espante, nesta edição com capa dura que abandono, o livro tem pouco mais de 360 páginas.
Lançado em 1982 o livro tem um toque de realismo fantástico, típico da escrita de Isabel Allende, e para quem não está ligando o nome a pessoa, ela é sobrinha do ex-presidente chileno Salvador Allende, e talvez por isso consiga imprimir como pano de fundo um panorama da história chilena que vai de 1905 até 1975, são quatro gerações da família Trueba que começa por Esteban Trueba, nasceu pobre e enriqueceu, transformou-se num latifundiário e depois senador, casa-se com Clara, uma mulher clarividente e responsável por passagens maravilhosas no livro, Blanca, filha do casal que apaixona-se por um sindicalista radical e Alba, neta de Esteban, socialista e, portanto, adversária do patriarca. Um novelão!
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Supermercado Extra - Vasco da Gama
Data: 06/11/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Boa noite!
ResponderExcluirEncontrei o livro Casa dos Espíritos de Isabel Allende no estacionamento do Extra da Vasco da Gama. Adore a ideia. Reli o livro pois já havia tido um que passei adiante.
Abandonei-o no Centro Médico Alexander Fleming na Av. Garibaldi.