domingo, 16 de maio de 2010
TEOREMA
Em Milão a vida de uma família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante, esta não é uma história realista, mas uma parábola, os capítulos são cenas e estas se encadeiam como se fossem um filme, e é também um filme, com direção do próprio autor, Pier Paolo Pasolini. O livro/filme mostra o cotidiano e a transformação das relações dentro da família. A princípio sentimos uma inércia no ar, um marasmo, uma falsa estabilidade que é quebrada com a chegada de um visitante, um jovem belo, culto e sedutor. As insatisfações, angústias, e os sentimentos dos membros da família serão desvendados a medida que o jovem visitante, cujo nome não é revelado, irá se relacionar com cada um deles. Os desejos sufocados aparecerão gradualmente e farão uma revolução na pacata vida familiar. A primeira a ser seduzida é a empregada, depois o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Quando se dá o fim da estadia e o jovem visitante vai embora, inicia-se a segunda parte da trama com a completa ruptura de toda a estrutura que unia aquela família. Ninguém consegue continuar vivendo da mesma forma, cada um deles reage de um jeito: do abandono da subserviência até a busca da liberdade sexual, da descoberta da homossexualidade à catarse de despir-se de todas as amarras, objetos e valores sociais, em busca de si próprio. Pasolini não entra na vida das pessoas de forma inócua, utiliza-se de estratagemas, da sexualidade, do tom repressor da civilização em busca de uma possível instauração do novo, estaria ele certo ou errado? É ler e apostar na transformação ou não dos seus valores sociais.
Cidade do abandono: São Paulo/SP
Local: Linha de Ônibus Aclimação
Data: 12/07/2010
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