domingo, 16 de maio de 2010
TEOREMA
Em Milão a vida de uma família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante, esta não é uma história realista, mas uma parábola, os capítulos são cenas e estas se encadeiam como se fossem um filme, e é também um filme, com direção do próprio autor, Pier Paolo Pasolini. O livro/filme mostra o cotidiano e a transformação das relações dentro da família. A princípio sentimos uma inércia no ar, um marasmo, uma falsa estabilidade que é quebrada com a chegada de um visitante, um jovem belo, culto e sedutor. As insatisfações, angústias, e os sentimentos dos membros da família serão desvendados a medida que o jovem visitante, cujo nome não é revelado, irá se relacionar com cada um deles. Os desejos sufocados aparecerão gradualmente e farão uma revolução na pacata vida familiar. A primeira a ser seduzida é a empregada, depois o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Quando se dá o fim da estadia e o jovem visitante vai embora, inicia-se a segunda parte da trama com a completa ruptura de toda a estrutura que unia aquela família. Ninguém consegue continuar vivendo da mesma forma, cada um deles reage de um jeito: do abandono da subserviência até a busca da liberdade sexual, da descoberta da homossexualidade à catarse de despir-se de todas as amarras, objetos e valores sociais, em busca de si próprio. Pasolini não entra na vida das pessoas de forma inócua, utiliza-se de estratagemas, da sexualidade, do tom repressor da civilização em busca de uma possível instauração do novo, estaria ele certo ou errado? É ler e apostar na transformação ou não dos seus valores sociais.
Cidade do abandono: São Paulo/SP
Local: Linha de Ônibus Aclimação
Data: 12/07/2010
terça-feira, 11 de maio de 2010
CEGO
Robin Cook é um mestre numa categoria chamada de thriller médico, desde o clássico “Coma” e agora com “Cego”. Mas não pense que este é um livro sobre pessoas cegas ou de auto-ajuda para superar deficiências, que me perdoem os crentes, mas não gosto desta faceta literária tão lucrativa, como diria uma amiga e exelente atriz chamada Agnes Zuliani, livro de auto-ajuda, só é “auto” para quem escreve e recebe os direitos autorais, para quem lê é só “ajuda” e olhe lá.
Neste livro o autor conta a história da Dra. Laurie Montgomery, médica do Departamento de Medicina Legal da cidade de Nova York que enfrenta seus superiores e até sua família para descobrir a causa das estranhas mortes por overdose de cocaína, a princípio em pessoas que nem se conhecem e tem uma vida saudável e bem sucedida.
Em paralelo temos o detetive Lou Solano que, após descobrir a recente cegueira do chefe de uma das famílias mafiosas de Nova York depois de um atentado, percebe que vários assassinatos são cometidos de forma quase “limpa”, tiro na nuca, pouco sangue, arma de pequeno calibre, e procura a Dra Laurie para ajuda-lo. Qual será a relação dos dois tipos de assassinatos?
Num clima de mistério, terror e suspense, fato e ficção se misturam de maneira quase imperceptível, mas de modo bem eficiente.
Cidade do abandono: São Paulo/SP
Local: Linha Aclimação - Campo Limpo
Data: 26/08/2010
Assinar:
Postagens (Atom)