sábado, 17 de abril de 2010

O COMEÇO - PORQUE ABANDONAR LIVROS

Comecei desde muito jovem com os livros que Tia Liane me emprestava. Já li tanta coisa nesta vida, livros bons, ruins, com poucas ou muitas páginas. Tenho os livros do coração, aqueles que volta e meia faço uma releitura e o vejo com outros olhos, ou com outra compreensão. Sinal de maturidade? Sinal de emburrecimento? Vai saber...
Já presenteei muitos livros aos amigos, já doei livros para bibliotecas e até ajudei a criar uma delas numa comunidade carente de São Paulo. Mas sempre achei que livro tem vida própria e cada um escolhe o seu leitor. Sempre que vou numa livraria acho que os livros me escolhem, leio suas orelhas, as pequenas resenhas escritas nas laterais, e me apaixono ou não pela sua história. Também compro livros por causa do autor ou pelo assunto tratado. Mas não pense que sou um filósofo, um erudito, longe disso, faço parte do núcleo dos que não suportam esperar e ter livros à mão se tornaram a grande solução para o tédio de uma fila, uma hora vaga ou uma noite enquanto o sono não vem.
Este blog é um sonho que acalento faz tempo, tomara que as pessoas gostem e compartilhem suas impressões sobre os livros abandonados. A ideia não é original, já existe há algum tempo um movimento pelo abandono de livros com a finalidade de fazê-los circular e angariar mais leitores pelo mundo a fora. Mas esse blog é pessoal, estou abandonando livros que li e cada um deles tem sua história na minha vida. Se você achar um livro abandonado leia-o, ou não, mas não o guarde, abandone-o para que ele ache outro leitor e escreva aqui o que achou e onde o fez, não deixe que se quebre a corrente.
As capas que aparecem nas resenhas são as originais que tenho e será uma maneira de identificar o livro que abandonei, eles possuem uma etiqueta explicativa do processo e do conteúdo do blog.
A resenha que ainda não estiver com os campos de cidade, local e data preenchido é porque ainda não abandonei o livro, mas o farei em breve.
Se você não quiser criar um perfil para postar um comentário, escreva direto para o e-mail abandonandolivros@gmail.com que responderei assim que puder.

2 comentários:

  1. Adorei a idéia!! Parabéns pelo blog, Odilon. Vivo esse dilema do que fazer com o s livros. Não tenho mais onde guardá-los e, no entanto, continuo comprando. E sempre me pergunto: se não vou reler, porque guardar???

    ResponderExcluir
  2. A IDEIA E MARAVILHOSA !TENHO CERTEZA QUE OS ABANDONADOS PERCORRERÃO CAMINHOS TRANSFORMANDO OS SERES QUE COM ELES TIVEREM CONTATOS.LIVROS SÃO O MELHOR "ACHADO".VIVA A IMPERMANÊNCIA DO MATERIAL E QUE SE REALIZE A PERMANENCIA SUBSTANCIAL....ALMA

    ResponderExcluir