sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

COLAPSO


O livro que pretendo abandonar chama-se Colapso e tem como pano de fundo a energia elétrica. Imagine o que aconteceria se ela vier a faltar, não apenas por poucos momentos, mas por largos períodos, tempos de escuridão, privações, caos. Escrito em 1978 este livro, tão dramático como oportuno, conta a história de pessoas e acontecimentos que estão envolvidos diretamente com a energia elétrica. Embora seja uma obra de ficção, é atualíssima e real, porque pode acontecer, sem medo de parecer fatalista, eu acho que a cada dia ela está mais próxima disso.
Arthur Hailey (1920-2004) era um escritor fantástico, estudou pouco já que começou a trabalhar aos quatorze anos de idade, mas, apesar disso, lia tudo que lhe caía às mãos e logo percebeu que esta é a melhor escola para quem sonha em escrever. Suas obras possuem em comum a impressionante precisão com que são descritos ambientes que até então eram conhecidos somente pelos profissionais da área. Esses ambientes eram pesquisados durante aproximadamente oito meses para cada livro. O próprio Hailey descrevia sua profissão como um trabalho duro, “é como soldar um cano ou empilhar tijolos”.
Hailey consegue nos mostrar de forma imparcial os vários pontos de vista sobre a situação misturando nesse caldeirão personagens como: Nim Goldman, o dedicado assessor que tenta alertar o público sobre a crise de eletricidade que está por vir, Davey Birdsong, um ativista engajado em sua própria guerra santa, Laura Bo Carmichael, ex- cientista atômica que agora defende arduamente o meio ambiente, Karen Soan, quadriplégica que depende da energia elétrica para continuar vivendo, Nancy Molineaux, reporter que tem na mira a empresa de energia elétrica, Harry London que luta contra os ladrões de eletricidade e ainda Georgos Archambault, líder terrorista cujas bombas espalham destruição e morte.
É muita gente, muita trama, e você vai perceber que além disso há o mundo da geração de energia elétrica, como falei no blog passado, é conhecimento e entretenimento. Para mim uma mistura perfeita.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Louge Salvador Shopping - Piso 1 - Lojas Americanas
Data: 25/03/2012

2 comentários:

  1. Hoje, passei por acaso no centro de BH, e resolvi olhar para as pilhas de livros usados e empilhados. Mas o nome deste me chamou a atençao. Eu tenho um com o mesmo nome, mas de outro autor. Jared Diamond. Nao resisti a sinopse, e trouxe para casa, e lendo agora este comentario, achei super oportuno, darmos uma conferida no que os autores , embora em épocas diferentes, lançam a luz, para quem possamos enxergar o nosso futuro.
    Gostei de conferir aqui, este comentario, e agradeço.
    Vou ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, fico feliz que tenha olhado para livros usados e adquirido um pela sinopse, título, ou autor. Sem o preconceito que ronda a compra de livros já lidos. Obrigado por visitar o blog, tomara que você goste do livro.
      Abraço, Odilon

      Excluir