
Abel Rosnovski, polonês, filho ilegítimo, nasce numa floresta em Slonim e sua mãe morre no parto. É adotado por uma família pobre e criado junto com outros seis irmãos. Sobrevive às dificuldades da infância e aos horrores da Primeira Guerra Mundial. Imigra para os Estados Unidos onde faz fortuna e torna-se proprietário de uma poderosa cadeia de hotéis.
William Kane, americano, de uma tradicional família de banqueiros de Boston, é formado para comandar um império financeiro. Herda a fortuna do pai e assume a presidência do banco, luta com todas as armas para transformá-lo em uma das mais importantes instituições financeiras do mundo.
Acha que falei tudo? Que nada, ainda falta muito.
Ao longo de 65 anos, tendo como pano de fundo um panorama histórico das transformações da sociedade, dos costumes e da política do século XX, Kane e Abel crescem, casam, tem filhos, experimentam fracassos, vitórias, passam por dramas pessoas e profissionais e, após uma sucessão de acontecimentos engenhosamente encadeados por Jeffrey Archer, os dois homens encontram-se finalmente para se transformarem em obcecados inimigos, cada qual decidido a destruir o outro e assim preservar suas conquistas.
Você já leu uma saga? Dessas que narram uma vida inteira? Não? Então se prepare para essa tarefa. O livro que vou abandonar é resultado da aguçada observação da realidade e da intensa pesquisa histórica do autor. Existe uma lenda de que Jeffrey Archer chegou a escrever dezoito versões do livro antes de entregar os originais aos editores. E não deve ter sido uma tarefa fácil, afinal são 575 páginas escritas com um estilo ágil, direto e cheio de reviravoltas. Jeffrey pode ter levado um tampão para escrever, mas eu não consegui largar o livro e o devorei em três dias.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Garagem 2 - Salvador Shopping
Data: 22/01/2012