domingo, 27 de fevereiro de 2011

TUBARÃO


O que acontece quando um tubarão abandona seu habitat e mata uma mulher que cai no mar para um mergulho noturno numa cidade balneária? O que acontece se os políticos do lugar abafam o caso para evitar uma fuga em massa dos veranistas que sustentam a cidade? O que acontece quando esse mesmo tubarão volta a atacar num domingo de sol numa praia cheia de crianças e adolescentes? O que acontece quando um xerife, um velho marinheiro e um pescador high tech decidem caçar o tubarão embarcados numa velha traineira?
Nos dias de hoje eu diria; absolutamente nada, porque esse argumento estaria mais indicado para um documentário do National Geographic que poderia ser esquecido no meio da programação. Mas estávamos em 1974 e a resposta é: um best seller que vendeu mais de oito milhões de livros, que foi adaptado para o cinema pelo próprio autor, Peter Benchley (1940-2005), cujo filme foi dirigido pelo Steven Spielberg um ano depois do lançamento do livro, e que em poucas semanas arrecadou mais de cento e vinte milhões de dólares. Nos dois anos seguintes em que esteve na mídia somou mais de duzentos e sessenta milhões de dólares em arrecadação de todos os tipos de tranqueiras que um filme arrasa quarteirão pode lançar, inclusive mais algumas dezenas de edições do livro.
Mesmo sem ler uma linha sequer do livro várias gerações sabem exatamente seu começo, meio e fim, tendo como base o filme. Entretanto posso afirmar que o livro tem um outro final que foi ignorado na adaptação pelo próprio autor para dar um lado mais humano ao filme.
Assim como Peter Benchley, que ficou conhecido como autor de um livro só, uma vez que suas outras obras não emplacaram, a continuação do filme: Tubarão II, III e IV não deram em nada e amargaram fracassos de bilheteria. O próprio Steven Spielberg fez uma sátira de si mesmo no filme De Volta Para o Futuro II, o personagem Marty McFly está em 2015 e é engolido por uma animação do lançamento do filme Tubarão XXXIV, Agora é Pessoal.
Cidade do abandono: Salvador/BA
Local: Garagem 1 - Shopping Barra
Data: 21/05/2011

3 comentários:

  1. Que surpresa boa encontrar o livro Tubarão no corrimão da escada rolante do SHOPING Barra em plena manhã de sábado!Confesso que essa idéia deixou a mim e ao meu marido,que estava junto na hora do encontro,comovidos e super felizes,pois somos amantes da literatura.Prometo que vou lê-lo e passar adiante.Parabéns pela idéia!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que o livro tenha surpreendido seu dia. Emocionei-me com o seu comentário e isso me impulsionará para continuar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Como já havia lhe dito, achei esse livro no Shopping Barra em 21/05/2011. Achei fantástica a ideia do "abandono" e, como não quebraria a corrente desse projeto, depois de ler o livro (TUBARÃO), hoje, 05/06/2011, o deixei no CENTRO DE CONVENÇÕES - Salvador/BA em uma barraca de moda feminina que participava de uma feira.
    Espero cpontinuar encontrando mais livros abandonados por aí. Grande abraço.

    ResponderExcluir